A aveia é um carboidrato rico em fibras, ótimo para nossa saúde intestinal, sendo uma ótima aliada no emagrecimento, por aumentar a saciedade.
Quais os tipos de aveia?
Há três tipos diferentes de aveia. A principal diferença entre elas está no seu tamanho e na quantidade de fibras, carboidratos e proteínas.
Aveia em flocos: grãos são prensados integralmente e dessa forma não há perda nutricional. Esse processo conserva os principais nutrientes da aveia, como as fibras, carboidratos, vitaminas e minerais. Podemos encontrar em flocos finos ou grossos, ambas são nutricionalmente equivalentes.
Farelo de aveia: é parte mais externa do grão, contendo menos carboidratos, maior quantidade proteica e de fibras, o que contribui ainda mais para o aumento da saciedade, por reduzir a absorção de glicose no sangue.
Farinha de aveia: é a versão com menor quantidade de fibras dentre os tipos de aveia, devido a maior trituração do cereal. Porém, não deixa de ser uma ótima opção para substituir a farinha de trigo, por ter mais nutrientes e fibras!
A aveia emagrece?
Nenhum alimento ingerido de forma isolada irá emagrecer, para que ocorra uma perda de peso é importante que você esteja com uma alimentação equilibrada, estando em um déficit calórico.
Como a aveia aumenta a saciedade, pode ajudar no emagrecimento por fazer com que você coma menos, por estar mais saciada.
Quais os benefícios da aveia?
Por ser rica em fibras, contribui para a melhora do trânsito intestinal, saciedade, redução do colesterol, saúde hepática e controle da glicemia, sendo aliada dos diabéticos!
A aveia em glúten?
Naturalmente ela não tem glúten, pois o glúten está no trigo, centeio e cevada, porém, no Brasil, a aveia é contaminada de forma cruzada com o glúten, então sim, acaba contendo uma quantidade de glúten, mesmo que menor. Para celíacos ou pessoas que não podem ingerir glúten, o recomendado é olhar no rótulo para que identifique se contém ou não glúten, pois algumas são fabricas de forma especial para serem isentas.
Como consumir aveia?
Aveia em flocos: Colocar em frutas, iogurtes, farofas, biscoitos, hambúrguer, almôndegas, mingau, entre outros.
Farelo de aveia: Podemos usar para colocar em panquecas, bolos, frutas, iogurtes, mingau.
Farinha de aveia: Podemos usá-la para fazer tortas, bolos, cookies, panquecas, todas as preparações que utilizam farinha de trigo pode ser substituída pela de aveia!
Quanto de aveia consumir?
Cerca de 2 colheres de sopa por dia já é uma quantidade significativa para aumentar a quantidade de fibras da alimentação.
Para que você receba uma orientação particular, é importante consultar com nutricionista.