Aprenda lendo esse artigo como usar a alimentação e suplementação para eliminar os metais pesados do organismo e viver com mais qualidade.
O que são metais pesados?
Os metais são originados da crosta terrestre. As atividade humana de mineração retiram estes metais da crosta, levando-os para a natureza, onde podem se acumular na água, solo, entre outros locais.
Os metais pesados não provocam sintomas quando estão em menor quantidade, porém, por ter a capacidade de ir se acumulando dentro das células do corpo, em excesso irá causar danos como alterações renais, lesões cerebrais, infertilidade e câncer.
Quais são os metais pesados e onde estão?
Os mais comuns são:
- Mercúrio (terceiro mais perigoso) – presente em peixes e frutos do mar, fungicidas, lodo de esgoto usado para fertilizar solo, termômetros, vacinas, entre outros.
- Cádmio (sétima mais perigosa) – presente no tabaco, fertilizantes, pigmento de tinta de embalagem de alimentos, entre outros.
- Arsênico (o mais perigoso) – presente em peixes e frutos do mar, herbicidas, inseticidas, giz colorido, fumaça de automóveis, madeira tratada, entre outros.
- Chumbo (segundo mais perigoso) – Encanamento de água antigo, fertilizantes, alimentos enlatados, panelas de cerâmica antiga, plástico, tinta de cabelo, lápis, ossos de animais, entre outros.
- Alumínio – presente na água tratada, antiácidos, desodorantes, alimentos feitos em panela de alumínio, bebidas enlatadas.
Quais os sintomas de intoxicação por metais pesados?
Alguns dos sintomas presentes são:
- Hálito e suor com odor de alho
- Hiperpigmentação do pescoço, axilas, pálpebras e mamilos
- Anorexia
- Cãibra
- Fraqueza muscular
- Formigamentos
- Dores nas articulações e musculares
- Sabor estranho na boca
- Dificuldade de concentração
- Vertigens
- Tremores
- Constipação
Alimentos funcionais contra os metais pesados
Os alimentos citados abaixo contribuem para a funcionalidade hepática e renal, o que, junto com as demais estratégias, pode ajudar na redução dos metais pesados.
- Brócolis
- Couve-flor
- Repolho
- Couve-de-Bruxelas
- Couve-manteiga
- Nabo
- Rabanete
- Rúcula
- Agrião
- Casca do limão e laranja
- Cúrcuma
- Alecrim
- Chá verde
- Alho
- Própolis
- Cacau
Suplementos contra os metais pesados
Alguns suplementos interessantes para reduzir os metais pesados são:
- Spirulina
- Chlorella
- Tintura de Coentro
- Probióticos
- NAC
- SilanoX
- Zeolita
Para saber qual suplementação e alimentação vai ser a melhor para você, é importante consultar um nutricionista. Não compre suplementos sozinho (a) sem orientação, pois além de poder não funcionar, tem risco de problemas na saúde.