Certo ou errado, bom ou ruim, essa dicotomia alimentar de 8 ou 80 só leva você a mais regras e rigidez alimentar. É importante que você saiba que para essa pergunta não tem certo e errado, tem contexto, sensações, vontades, que são totalmente individuais e que podem variar conforme o dia.
Se você repete o prato no automático, mesmo já estando cheio e em todas (ou quase todas) as refeições, pensa comigo, como você se sente? Isso tem te ajudado ou prejudicado?
Repetir o prato num contexto de confraternização, de forma eventual, talvez a comida estava gostosa demais, talvez você ainda estivesse com fome, é totalmente diferente, pois é feito de forma consciente. E aí a pergunta novamente, como você se sente? Se você se sentir confortável e isso não te prejudicou, está tudo bem! Chega de regras.
E sobre o emagrecimento, talvez você questione: mas comer dois pratos não vai me fazer engordar? E a resposta é um simples: depende. Se esse segundo prato é feito de forma inconsciente, talvez você esteja comendo a mais em várias refeições sem perceber, e isso pode te levar a ganhar peso sim. Já no contexto em que você é consciente da ação e respeita teus sinais, provavelmente não esteja comendo em excesso. Sem contar que, se você evitar o segundo prato, mesmo sentindo fome, em algum momento você irá compensar e comer em excesso.
Somos bombardeados diariamente com informações de nutrição e alimentação, regras, imposições, está na hora de você puxar a responsabilidade para a pessoa mais experiente no seu corpo. Você mesma!
Então repetir o prato não é certo e nem errado, tudo vai depender das suas sensações de fome, saciedade, satisfação e bem estar.
Se você percebe que isso é uma dificuldade para você, o acompanhamento nutricional é indicado.
2 Comments
Faço parte da sua lista do WhatsApp amo suas dicas
Oi Sandra! fico feliz que você está gostando das dicas. Beijão!