A porta de entrada para os nutrientes é o trato gastrointestinal, dessa forma, se um dos órgãos não está funcionando de forma adequada, sendo o estômago, no caso da gastrite, deficiências nutricionais podem ocorrer.
O que é a gastrite?
A gastrite é uma inflamação que afeta a mucosa gástrica, podendo provocar dor, azia e menor absorção de nutrientes.
O que pode causar a gastrite?
Os casos mais comuns são:
- Estressse;
- Uso prolongado de anti-inflamatórios;
- Queimaduras;
- Tabagismo;
- Etilismo;
- Infecção por Helicobacter pylori (H. pylory)
Como a nutrição pode ajudar a curar a gastrite?
Primeiramente, deve-se jejum prolongado, fracionando a alimentação diária em 5 ou 6 vezes, para evitar o acúmulo de suco gástrico no estômago, o que pode levar a mais dores.
Ingerir quantidade adequada de água ao longo do dia faz-se necessário, para ajudar na limpeza do organismo. Importante evitar ingerir junto com a refeição para não prejudicar a produção de ácido e digestão.
Comer com atenção plena, mastigando bem os alimentos, é importante para melhorar a digestão.
Uma caminhada após a refeição também pode ser útil, já que a atividade física leve a moderada contribui para um bom funcionamento do sistema digestório.
Tem alimentos proibidos para gastrite?
Lembrando que a alimentação deve ser adaptada para cada pessoa, dessa forma, os alimentos abaixo costumam aumentar as dores e desconfortos para quem tem gastrite, porém não é universal. Por isso, antes de excluir algo da sua alimentação, verifique com seu nutricionista se realmente é necessário. Já o menor consumo destes, trará benefícios a saúde no geral.
– Bebidas gaseificadas ou com cafeína
– Chocolate
– Frutas ácidas
– Carnes vermelhas e embutidos
– Alimentos gordurosos como frituras e ultraprocessados
– Doces concentrados como geléia de fruta
– Temperos e molhos condimentados
Alimentos adequados para quem tem gastrite:
Uma alimentação natural e variada será indicada, com maior consumo de alimentos de origem vegetal, cozidos ou assados, carnes magras como frango e peixe, ovos, leguminosas, cereais integrais, frutas e vegetais e gorduras boas, como do azeite de oliva e castanhas.
Chás que ajudam na saúde do estômago:
Chá de alecrim, hortelã, guaçatonga, espinheira santa, boldo, gengibre, erva-doce e camomila, são os mais indicados.
Leites e derivados são proibidos na gastrite?
Sobre esse assunto não existe um consenso. Alguns estudos mostram que eles podem aliviar os sintomas, mas outros relatam que o alto teor proteico desses alimentos causaria mais dor, devido a uma diminuição inicial do ácido no estômago, seguido de um aumento após alguns minutos. Dessa forma, o consumo moderado é mais indicado.
Há alguma suplementação que ajude?
Uma das suplementações que eu mais uso na minha prática clínica para pessoas com gastrite é o Gel de Aloe Vera. Lembrando que o Aloe Vera in natura não é recomendado pois pode ser tóxico. Já o da suplementação contribui para a melhora da gastrite pela sua ação antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, imunomoduladora, cicatrizante e
hidratante.
Conclusão
Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e adaptada para cada pessoa é indicado na gastrite. Veja no próximo post um suco indicado para melhorar a gastrite.
Orientações com nutricionista é necessário. Não use suplementações e medicamentos sem orientação.