Ter uma dieta balanceada e com alimentos funcionais podem contribuir para a redução da celulite.
O que é a celulite?
Primeiramente precisamos lembrar que ter celulite é algo normal para as mulheres, pois nossos corpos, desde bebês, tem um acumulo de gordura que é necessário para o bom funcionamento do corpo.
A celulite é um o nome popular da lipodistrofia ginoide, que é o acúmulo de gordura embaixo da pele.
Por que algumas mulheres tem mais celulite?
Independente do peso, quando a mulher tem uma alimentação desequilibrada, com poucas frutas e vegetais, não pratica exercícios ou até mesmo devido a herança genética, pode ter um maior acumulo desta gordura embaixo da pele, por aumentar a inflamação e toxinas que este estilo de vida traz, dificultando a renovação celular.
Quais alimentos aumentam a celulite?
Alimentos industrializados, principalmente os ricos em carboidrato refinado, açúcar, corantes, conservantes, agrotóxicos e metais pesados.
Como reduzir a celulite com a alimentação?
Mudar os hábitos alimentares no geral, incluindo mais alimentos naturais e reduzindo os industrializados, é um passo importante, juntamente com o exercício físico e boa hidratação.
Além disso, apostar em uma alimentação anti-inflamatória, com alimentos como abacate, azeite extravirgem de oliva, sardinha, salmão, sementes de linhaça e de chia, rica em frutas, hortaliças, leguminosas e alimentos integrais.
Ter uma alimentação rica em compostos bioativos com ação anti-inflamatória também vai acelerar essa redução de celulite. Compostos bioativos encontrados nas uvas, açaí, frutas vermelhas, abacaxi, chá verde, mel, maçã, laranja, gengibre, brócolis e couve-flor, na cúrcuma e pimenta-preta, são os melhores para a redução da celulite.
No próximo post irei colocar uma receita para redução de celulite.