A infecção urinária do trato urinário (ITU), é a segunda infecção bacteriana mais comum no mundo, normalmente presente nas mulheres. Ela pode ser causada por vários patógenos, sendo o mais comum a bactéria Escherichia coli.
O tratamento médico se dá por uso de antibióticos, o que, se usado por muito tempo, pode prejudicar a microbiota intestinal, por isso, trabalhar com a prevenção parece ser uma ótima estratégia.
O papel da nutrição na prevenção
A nutrição contribui para a prevenção agindo diretamente no trato urinário, mas também aumentando a imunidade da mulher.
Cramberry
O Cranberry (Vaccinium macrocarpon) tem sido utilizado para a prevenção e tratamento de infecções do trato urinário, por apresentar flavonoides e compostos fenólicos que previnem a aderência de microrganismos no trato urinário. Um estudos mostrou que o uso de Cranberry diminuiu o risco de infecções urinárias em até 23%, podendo reduzir o uso de antibióticos para esta finalidade. Porém, os autores relatam que há poucas pesquisas, sendo necessários mais estudos para a comprovação desta atuação.
Probióticos
O efeito do cramberry parece ser mais potente quando associado a probióticos. A suplementação utilizada para essa finalidade é de Lactobacillus rhamnosus GR-1, Lactobacillus fermentum RC-14 ou mix de probióticos (L. rhamnosus, B. lactis e B. longum). O consumo de kefir ou kombucha também é valido para a prevenção.
Própolis + cramberry
Os estudos vem mostrando que a suplementação combinada de cramberry e própolis, intensifica os benefícios do cramberry, devido ao poder imunomodulador da própolis.
Ácido hialurônico + condroitina
O epitélio urinário é composto por ácido hialurônico e sulfato de condroitina. A bactéria E. coli é capaz de danificar esse epitélio para prepara a sua adesão. Dessa forma, com essa suplementação criamos uma antiaderência, mantendo o epitélio da bexiga íntegro, aumentando sua capacidade de combater infecções. Além disso, associar com cúrcuma e quercetina, parece aumentar ainda mais os efeitos.
Conclusão
Estas estratégias devem ser orientadas por um profissional de saúde. Além destes alimentos, é necessário um estilo de vida saudável, para realmente prevenir as infecções urinárias.
1 Comment
Gostei bastante do post, mas acho que alguns pontos poderiam ter sido explicados com mais detalhes.