Nutrição contra a H. pylori - Antônia Bianchi

Nutrição contra a H. pylori

Resumo

A Helicobacter pylori, ou H.pylori, é uma bactéria gram negativa encontrada no tecido ou mucosa do estômago de pessoas infectadas. Essa bactéria está presente em 50% da população mundial, principalmente em países emergentes. Ela pode ser adquirida pela água e alimentos contaminados.

Quais os sintomas?

Os sintomas mais comuns são: queimação, arrotos, naúseas, vômitos e dor no estômago. Porém, pode ser assintomática também.

Relação da alimentação e H. pylori

Alimentos salgados, fermentados e defumados podem aumentar o risco de infecção pela H.pylori. Já as frutas e vegetais, ricas em compostos antioxidantes, podem atuar como protetoras. Além destes, os estudos mostram que alimentos com potencial antibacteriano, como mel, café e chá verde, podem ajudar na proteção contra a infecção.

Alimentos no tratamento

Os probióticos, presentes no iogurte, kefir, kombucha ou suplementos, ajudam a combater a H. pylori, por reduzir os sintomas de diarréia e má digestão.

O ômega-3, por ter função anti-inflamatória, ajuda a reduzir o crescimento da bactéria. Pode ser encontrada na forma de suplementos ou semente de chia, linhaça e salmão.

Para facilitar a digestão e a saúde gástrica, é recomendado utilizar vegetais cozidos e frutas sem casca, como mamão, melão, banana, pera, chuchu, cenoura e abóbora.

Frutas com potencial anti-inflamatório, como morango, cranberry, mirtilo, amora e framboesa, podem ser ótimas, reduzindo o crescimento e desenvolvimento da bactéria.

Já como fontes de proteína, podemos priorizar o uso de carnes magras como frango e peixes, além de ovos.

Nessa fase de tratamento, é indicado consumir carboidratos de mais fácil digestão, como arroz branco, pão branco e milho, para que a digestão não fique muito lenta.

O alho, por ter uma ação antioxidante e antibacteriana.

A cúrcuma, também possui atividade antibacteriana, antiinflamatória e aniinfecciosa. Lembrando que usar ela com uma pitada de pimenta preta será melhor absorvida e utilizada pelo organismo.

Por fim, o gengibre possui atividade anti inflamarória, antioxidante, anti úlcera, anti tumorais, carminativas, diafônicas, digestivas e expectorantes. Os estudos trazem que o gengibre pode proteger a mucosa gástrica de lesões induzidas pelo estresse e inibir a secreção de ácido clorídrico.

Para um tratamento eficaz é importante consultar com um nutricionista e gastroenterologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Receita: Gelatina Funcional

A gelatina comum é um alimento rico em corantes e açúcar. Nessa receita eu ensino você a fazer uma gelatina mais saudável, para você que quer

Alimentos no combate da TPM

Os sintomas mais comuns de TPM são: Irritabilidade, mudança de humor, vontade de doces, sensibilidade, dor nos seios, menor disposição, aumento da fome, cólica e dores

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossa Politica de Privacidade.

Contato e
Agendar Consulta

Aqui você consegue nos contatar e agendar sua avaliação ou consulta.
Preencha os dados solicitados, aguarde que logo retornaremos para você!
Caso queira atendimento mais rápido, entre em contato pelo
WHATSAPP (49) 9 9118 – 3273 ou contato@nutriantoniabianchi.com.br

    INICIAR CONVERSA
    1
    Diga um Olá!
    Scan the code
    Olá, Seja Bem-Vindo!
    Sou a Nutricionista Antônia Bianchi, estou aqui para poder lhe ajudar.
    Converse conosco e tire suas dúvidas.