Outubro Rosa - Alimentação no combate ao câncer de mama - Antônia Bianchi

Outubro Rosa – Alimentação no combate ao câncer de mama

Resumo

Câncer é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado, disseminado e invasivo de células anormais, que tendem a invadir tecidos e órgãos vizinhos.

No caso do câncer de mama, esse crescimento desordenado das células ocorre nas mamas.

O câncer de mama é o segundo caso de câncer mais comum entre as mulheres, com uma taxa de mortalidade de cerca de 15 para 100.000 mulheres.

Em 2020, segundo o INCA, foi registrado 66.280 novos casos, sendo que 28% dos casos podem ser prevenidos com hábitos de vida saudável.

No Brasil, 3,8% dos casos de câncer diagnosticados em 2012 estavam relacionados ao alto índice de massa corporal (IMC), com uma maior incidência em mulheres (5,2%).

Além disso, o câncer de mama estava mais relacionado ao excesso de peso.

Uma pesquisa realizada com 180.885 mulheres no projeto Conjugado de Estudos Prospectivos da Dieta e do Câncer, descobriu que quanto mais peso as mulheres perdem após os cinquenta anos, menores são os riscos de câncer de mama.

Fatores de risco

O câncer de mama é em parte decorrente de uma série de fatores de risco, como:Dentre os fatores de risco, podemos citar:

Alimentos contra o câncer de mama

Dieta do mediterrâneo – O grande consumo de vegetais e frutas fornece quantidades consideráveis ​​de polifenóis e fibras, apontados como preventivos contra o aparecimento de células cancerígenas, principalmente pela sua capacidade de evitar processos oxidativos e inflamatórios.

Carne vermelha e processada – São fatores de risco devido ao fator inflamatório que causa no organismo, e também pela administração de estrogênios ao gado ou aos mutagênicos criados durante o cozimento em altas temperaturas, como o churrasco.

Alimentos ricos em gordura saturada – As gorduras dietéticas aumentam a suscetibilidade a processos inflamatórios e oxidativos.

Boas fontes de gorduras – Gorduras boas como azeite de oliva, abacate, nozes, castanhas, peixes são formas de aumentar o processo anti-inflamatório no organismo, sendo benéfico para a saúde e prevenção do câncer de mama.

Ômega-3 – Fontes alimentares: salmão, atum, sardinha, chia e a linhaça. A suplementação muitas vezes se torna necessária pela baixa ingestão das fontes. É uma gordura anti-inflamatória.

Licopeno – Boas fontes: tomate, molho de tomate, goiaba vermelha, e melancia. Quando o tomate é aquecido e adicionado azeite de oliva, o aporte de licopeno se torna ainda maior. Potente antioxidante.

Vitamina C – Boas fontes: frutas cítricas como laranja, acerola e abacaxi. Antioxidante.

Alicina – A alicina, composto benéfico para o tratamento do câncer, vem se mostrando eficaz na inibição do crescimento das células tumorais, especialmente de mama. Um dente de alho por dia é suficiente. Dê preferência consumir o alho amassado que libera mais alicina.

Frutas vermelhas – Contêm fitonutrientes anticancerígenos chamados antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malígnas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor.

Chá verde – O chá verde possui efeitos contra as células tumorais, protegendo nosso organismo contra o câncer. 3 xícaras de chá verde ao dia são recomendados.

Brássicas – Brócolis, repolho, couve-flor, couve, couve de bruxelas. Esses vegetais possuem um composto chamado sulforafano, ajudando no combate das células infectadas. Mas essa substância só é liberada quando une com outra chamada mirosinase, presente na mastigação ou pelo cozimento leve.

Resveratrol – Pode ser consumido na uva ou no suco de uva integral. Antioxidante.

As mudanças na alimentação devem ser por toda vida. Sendo que, dietas restritivas, artificiais e rígidas não são sustentáveis. Um planejamento alimentar mais flexível é o recomendado!

Referências

Teras LR, et al. Sustained Weight Loss and Risk of Breast Cancer in Women 50 Years and Older: A Pooled Analysis of Prospective Data. J Natl Cancer Inst 2020 Sep 1;112(9):929-937.

INCA – https://www.gov.br/inca/pt-br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Receita: Gelatina Funcional

A gelatina comum é um alimento rico em corantes e açúcar. Nessa receita eu ensino você a fazer uma gelatina mais saudável, para você que quer

Alimentos no combate da TPM

Os sintomas mais comuns de TPM são: Irritabilidade, mudança de humor, vontade de doces, sensibilidade, dor nos seios, menor disposição, aumento da fome, cólica e dores

Nutrição contra a H. pylori

A Helicobacter pylori, ou H.pylori, é uma bactéria gram negativa encontrada no tecido ou mucosa do estômago de pessoas infectadas. Essa bactéria está presente em 50%

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossa Politica de Privacidade.

Contato e
Agendar Consulta

Aqui você consegue nos contatar e agendar sua avaliação ou consulta.
Preencha os dados solicitados, aguarde que logo retornaremos para você!
Caso queira atendimento mais rápido, entre em contato pelo
WHATSAPP (49) 9 9118 – 3273 ou contato@nutriantoniabianchi.com.br

    INICIAR CONVERSA
    1
    Diga um Olá!
    Scan the code
    Olá, Seja Bem-Vindo!
    Sou a Nutricionista Antônia Bianchi, estou aqui para poder lhe ajudar.
    Converse conosco e tire suas dúvidas.